Institucional > Quem Somos

Tradição na Saúde de Goiás

A trajetória da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) guarda uma relação muito particular com a própria história da capital de Goiás. O hospital foi aberto em 1936, apenas três anos depois da fundação de Goiânia pelo médico e político Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Dona Gercina Borges, uma das principais idealizadoras da Santa Casa. O primeiro prédio da SCMG foi instalado na região central de Goiânia, onde funciona hoje o Centro de Convenções. Fruto do trabalho da Conferência de São Vicente de Paulo, com apoio das Irmãs Dominicanas e das Irmãs Vicentinas, além de autoridades políticas, empresários e profissionais liberais, a Santa Casa abraçou, de forma calorosa, a população goianiense e de municípios vizinhos. Pela excelência de seus profissionais médicos, técnicos e administrativos, não demorou muito para pacientes também de estados limítrofes passarem a buscar tratamento na Santa Casa de Goiânia.

Descrição da imagem, 1985

Em 1985, a sede da SCMG foi transferida para a Rua Campinas, na Vila Americano do Brasil, onde está situada até os dias atuais. Nessa moderna estrutura, o hospital conta com 11 salas no bloco cirúrgico, 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e impressionantes 296 leitos distribuídos em dois pavimentos. Esse complexo hospitalar concede à Santa Casa a condição de maior hospital de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região Centro-Oeste. Assim, ao longo dos anos, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia tem sido uma instituição fundamental para a promoção da saúde e o bem-estar da população, cumprindo com louvor sua missão de cuidar dos pacientes com dedicação, humanidade e excelência médica, contribuindo de forma inestimável para o desenvolvimento da saúde pública na região.

Nossa vida em serviço da sua

Fundada em 1936, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) é uma instituição privada de caráter filantrópico, administrada pela Igreja Católica, através da Diocese de Goiânia e da Sociedade Goiana de Cultura/PUC Goiás. A SCMG atua como prestadora de serviço no campo da assistência médica hospitalar, ambulatorial e laboratorial. É uma entidade credenciada junto ao Ministério da Saúde como hospital de ensino tipo 1 e se presta também ao serviço educacional por intermédio de convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Sob coordenação da Comissão de Residência Médica (Coreme), a Santa Casa oferece cursos de especialização para médicos em 18 especialidades, com duração de 2 a 4 anos, conforme a qualificação. A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é associada à Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

Diretrizes

Nossa identidade organizacional agrega os seguintes propósitos, princípios e visão de futuro:

Missão

Oferecer serviços de saúde com qualidade, ética e responsabilidade social, em consonância com os valores universais de amor, compaixão e solidariedade.

Políticas

R. Campinas, 1135 - Vila Americano do Brasil, Goiânia - GO, 74530-240